Trabalho home office: saiba como conciliar com as atividades de síndico aqui!

Sabemos que a rotina de qualquer síndico é bastante corrida. Em um mesmo dia, ele precisa fazer suas atividades, ficar com a família e ainda cuidar dos condôminos e dos conflitos que ocorrem. Em tempos em que o trabalho home office aumenta, equilibrar todos esses compromissos pode ser bastante desafiador, concorda?

Porém, é possível passar pelas dificuldades e encontrar uma forma de fazer tudo com produtividade e qualidade. Como? Neste artigo, apresentamos algumas dicas que ajudarão você a chegar lá. Confira!

Tenha um plano de horários bem definido

Para começar, defina uma jornada de trabalho como se estivesse em uma empresa. Isso é importante, porque é normal trabalhar mais quando se está em casa. Ao delimitar uma carga horária e cumpri-la, fica mais fácil realizar as suas atividades como síndico e ainda ter tempo para descansar e ficar com a família.

Uma forma de fazer isso é usar métodos de gestão do tempo. Um deles é a Técnica Pomodoro. A ideia é simples: divida o trabalho em períodos de 25 minutos que equivalem a 1 pomodoro. Assim que terminar o primeiro, faça um intervalo de 5 minutos e siga dessa forma até o terceiro. Ao finalizar o quarto período, faça uma interrupção maior, entre 15 e 30 minutos.

Durante os pomodori, você deve focar apenas a tarefa que executa. Está cuidando do seu trabalho home office? Faça somente isso. Se aparecer algum questionamento sobre a sua função como síndico, deixe para o período do intervalo ou crie um pomodoro para resolver tal situação.

Encontre um espaço adequado para trabalhar

É importante ter um local específico para trabalhar em casa. O ideal é ter um escritório, seja em um quarto extra, seja em outro cômodo, como a sala, a varanda ou até um cantinho esquecido. Tudo pode ser aproveitado.

Depois disso, converse com sua família e explique que, enquanto estiver ali, está trabalhando, e esse período precisa ser respeitado. Assim, se algum condômino aparecer, todo mundo já sabe que precisa aguardar para ter a sua atenção. Afinal, poucas coisas são tão urgentes que não possam esperar alguns minutos.

Otimize a comunicação para evitar problemas

Melhore a sua interação com colegas de trabalho, família e condôminos. Mostre a todos que está presente, mesmo que virtualmente. Essa é, aliás, uma armadilha ao trabalhar em home office. Por isso, vale a pena deixar claro que tudo tem o seu tempo, mas será resolvido.

Se necessário, marque reuniões para resolver pendências rápidas. As assembleias servem para isso, mas existem casos que exigem alguma intervenção imediata. Se ainda assim perceber que as coisas não estão funcionando para você, converse com a sua empresa, com os condôminos e/ou com a sua família para adequar os horários.

Por exemplo, em vez de fazer alguma atividade de que gosta depois de jantar e colocar as crianças para dormir, você pode usar esse tempo para resolver algum problema. Ao reorganizar a sua rotina de acordo com esse novo cenário, você terá mais tempo para fazer todas as tarefas pendentes.

Planeje-se

Se você ignorar um planejamento bem elaborado, terá dificuldade de equilibrar todos os afazeres ao trabalhar em casa. Basta imaginar o seguinte exemplo: é preciso entregar um relatório para sua empresa, mas seus filhos estão solicitando a sua atenção. Você explica que não pode naquele momento, e ainda algum condômino interfona para resolver uma pendência operacional.

Nesse momento, você vai atrás do zelador para resolver aquele problema. Nesse processo, já perdeu, pelo menos, 5 minutos — na melhor das hipóteses! Depois disso, ainda precisa lidar novamente com a família e se concentrar para, então, voltar ao relatório.

Percebe como é cansativo? Por isso, evite essas situações delimitando o que vai fazer nas 24 horas do dia. Estabeleça horários e deixe uma margem de segurança para imprevistos. Além disso, delegue.

Deixe claro a quem os condôminos podem procurar, dependendo do problema existente. Assim, você consegue verificar diretamente com porteiros, zeladores e outros profissionais quais são as pendências e solucionar tudo de uma vez, otimizando o seu tempo.

Entendeu como o trabalho home office precisa ser adequado à sua realidade? Ao seguir essas dicas, você terá mais condições de realizar todas as funções e ter mais produtividade.

E você, já tentou organizar a sua rotina dessa forma? Tem alguma sugestão para complementar? Deixe o seu comentário!

Receba inovações e boas práticas para a gestão condominial!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.