Quais são as principais habilidades e competências de um síndico de condomínio?

O síndico de condomínio desempenha um papel crucial no bem-estar e na boa convivência dos condôminos, bem como na sustentabilidade e segurança do local. Mas, é necessário que ele tenha ou desenvolva uma quantidade específica de habilidades e competências.

Se você quer garantir a realização de uma gestão de qualidade no condomínio, leia abaixo quais são as qualidades do síndico que você precisa desenvolver ou melhorar e como fazê-lo. Acompanhe!

Principais habilidades e competências de um síndico de condomínio

Uma boa dose de empatia

A empatia é uma qualidade fundamental para qualquer síndico de sucesso, ela consiste na capacidade de se identificar com outros indivíduos, compreendendo suas necessidades, sentimentos ou perspectivas e usar esse conhecimento para guiar suas ações.

Com essa habilidade, o profissional será capaz de solucionar conflitos, lidar com moradores, funcionários e outras pessoas. Para desenvolvê-la, o síndico deve saber ouvir todos envolvidos no condomínio, não julgar sem saber, ter controle emocional e saber interpretar emoções.

Boa comunicação

A comunicação envolve a capacidade de ouvir, boa interpretação, paciência, tolerância e cordialidade. Essas qualidades permitem que o síndico: lide com funcionários ou colaboradores de diferentes perfis e solucione conflitos.

Imagine uma situação em que há conflitos entre dois condôminos. O papel do síndico será o de ouvir as duas partes, de forma imparcial, controlar a situação, informá-los sobre as regras do condomínio e mediar um acordo.

Organização

O síndico é responsável por manter a guarda de diversos documentos relevantes, como contratos de obras, comprovantes de pagamentos de contas, impostos e serviços, cópia de documentos pessoais dos condôminos e mais.

Assim, a organização é uma habilidade imprescindível para evitar a perda desses documentos. Essa competência também envolve o controle do pagamento das taxas — identificando os inadimplentes — e o registro de ocorrências.

O profissional pode assegurar a organização usando um aplicativo para gestão condominial. Ele servirá para documentar todas as despesas, acordos, ocorrências, boletos de cobrança e seus pagamentos, fazer controle de patrimônio, entre outros.

Além disso, o síndico exerce um importante papel jurídico, pois representa o condomínio perante a justiça. Caso o condomínio tenha problemas judiciais, é necessário que o síndico esteja devidamente respaldado, pois será responsável por responder o processo.

Conhecimento em legislação

Com base na legislação, o síndico saberá quais são suas obrigações, deveres e responsabilidades. Ele também poderá solucionar conflitos entre proprietários e inquilinos, evitar problemas trabalhistas, regularizar o condomínio, etc.

Entre as normas que ele precisa conhecer, estão:

Capacidade de fazer planejamentos

Para manter a sustentabilidade do condomínio e suas contas equilibradas, o síndico precisa saber como fazer vários tipos de planejamentos. Um exemplo deles é o orçamento anual, que prevê todas as despesas que serão feitas durante o ano, como manutenções, pagamento de funcionários e serviços, impostos, pró-labore, etc.

Esse orçamento permite que o síndico projete se o valor da taxa condominial será suficiente para arcar com todos os gastos, durante o ano, e fazer um fundo de reserva. Geralmente, ele é feito com base nos gastos dos anos passados. Para isso, usa-se um aplicativo que registra e apresenta o histórico de consumo dos períodos anteriores.

Empresas especializadas na gestão condominial são essenciais para que o síndico de condomínio possa desenvolver suas atividades, com qualidade. Uma dessas organizações é a Gobatti, que oferece soluções e serviços ideais para atender às necessidades de condomínios de qualquer porte.

Interessou-se pela nossa tecnologia? Converse conosco para conhecer melhor como funciona a solução da Gobatti e quais são as suas funcionalidades!

Receba inovações e boas práticas para a gestão condominial!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.