Qual a importância da segurança do condomínio? Entenda!

Entre as responsabilidades do síndico, está a de prezar pela segurança do condomínio e de seus moradores. Porém, essa pode ser uma tarefa complexa e nem todo profissional sabe como garanti-la. Se você quer saber mais sobre o assunto, então esta leitura é essencial.

Neste artigo, explicamos os elementos aos quais você deve se atentar para proteger o estabelecimento e, após, as medidas mais eficazes para facilitar a gestão da segurança de um condomínio. Acompanhe a leitura!

Os principais fatores da segurança do condomínio

Não há como garantir completamente a segurança de um local, mas há certos pontos que o síndico deve conhecer para diminuir as chances de crimes e acidentes em todo o prédio. Veja-as a seguir.

Segurança dos elevadores

Elevadores são locais em que os condôminos estão mais suscetíveis a crimes. Por isso, é importante atentar-se à segurança colocando uma câmera, entre outros dispositivos.

Quanto aos acidentes, entre em contato com a empresa responsável pelo elevador para saber se ele está equipado com recursos de segurança. Também faça uma manutenção constante da máquina para evitar problemas.

Acesso ao prédio

Tome ações para evitar que pessoas suspeitas ou desconhecidos tenham acesso ao empreendimento. Para isso, assegure que os colaboradores da portaria sejam profissionais competentes e crie regras de acesso das encomendas, entregadores, visitantes, diaristas, prestadores de serviços etc.

Segurança patrimonial

A segurança patrimonial consiste em qualquer medida que visa proteger os bens do condomínio ou dos moradores. Por exemplo, guarde as ferramentas, materiais de limpeza e outros itens de propriedade do condomínio no almoxarifado, tranque as salas de máquinas e oriente os moradores a trancarem sempre as portas de suas residências.

Monitoramento

Por fim, todas as entradas, saídas e áreas comuns precisam ser monitoradas, seja por equipamentos de segurança ou pelos administradores e condôminos quando tiverem a oportunidade.

Os equipamentos e as ações que facilitam a gestão de segurança

A seguir, explicamos as melhores táticas que você pode adotar para garantir a segurança do local, além dos equipamentos necessários para isso.

Conscientização dos condôminos

Oriente todos os moradores sobre os procedimentos de segurança e normas do condômino. Isso pode ser feito por uma assembleia ou pelo aplicativo de comunicação do condomínio.

Caso seja necessário, faça advertências e cobre multas daqueles que desobedecerem às regras. Lembre-se de que é necessário que essas penalidades estejam previstas na convenção ou regulamento interno. Se elas estiverem ausentes, faça reuniões com os moradores para modificar as normas.

Políticas de acesso

Estabeleça uma política de acesso e aumente o controle das entradas e saídas. Isso pode ser mais facilmente realizado com um sistema de gestão condominial que forneça recursos como:

  • registro de acesso de pessoas e veículos;
  • alertas de encomendas;
  • lista de convidados para um evento em uma área comum;
  • chegada segura — notificando a portaria quando um morador estiver chegando.

CFTV

Circuito Fechado ou Interno de Televisão (CFTV) consiste na instalação de câmeras de segurança em lugares estratégicos dentro do condomínio, como as garagens, elevadores, corredores etc. As imagens poderão ser gravadas ou visualizadas em tempo real por um painel central, computador ou celular.

Alarmes

Instale alarmes que acendam a luz quando detectam movimento ou disparem quando arrombarem as trancas do condomínio, como o portão principal, garagem, sala de máquinas etc.

Cercas elétricas

Tenha certeza de que elas cubram todos os muros e estejam ligadas, verifique se estão inteiras e se não há fios no chão, pois isso pode causar danos às pessoas que transitam pelo local.

A segurança do condomínio é uma das maiores preocupações dos moradores e dos administradores. Com esta leitura, você minimizará o risco de acidentes, roubos, furtos, invasões e outros problemas no seu condomínio.

Quer receber mais dicas sobre gestão condominial? Então, acompanhe as próximas publicações nas redes sociais! Estamos sempre ativos no Facebook e Instagram!

Receba inovações e boas práticas para a gestão condominial!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.