Aprenda como fazer a prestação de contas do condomínio

Quem cuida da gestão condominial sabe que transparência e cuidado com as finanças é a parte mais sensível da administração. Por isso, a prestação de contas do condomínio é essencial para demonstrar a qualidade do trabalho do síndico, o cumprimento de seus deveres e manter os moradores tranquilos e confiantes na administração.

No post de hoje, vamos ensinar informações relevantes sobre esse processo. Acompanhe com a gente e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Como é feita a prestação de contas do condomínio?

O Código Civil diz que a prestação de contas periódica é um dever legal do síndico. Ela é feita na forma de relatórios de controle financeiro, acompanhada dos comprovantes e apresentada em uma assembleia anual. 

Assim, a documentação deve ser preparada para apresentação pelo menos uma vez por ano, mas a melhor prática é ter tudo organizado todos os meses. Com isso, quando chega a hora de fazer a prestação de contas do condomínio, isso acontece rapidamente e não se torna um sufoco para o síndico e para a equipe que cuida da gestão.

Quais cuidados o síndico deve tomar com a prestação de contas?

Boas práticas para a prestação de contas do condomínio visam sempre facilitar a compreensão. Devem ser adotadas as cautelas indicadas a seguir!

Separe a documentação

A prestação de contas do condomínio é basicamente uma apresentação de gráficos, planilhas e documentos. Isso deve ser preparado e organizado de antemão, por isso selecione e organize os seguintes:

  • extratos bancários;
  • balanço patrimonial do condomínio ou balancetes;
  • relatório de processos judiciais ou administrativos do condomínio;
  • relatório sobre dívidas em aberto;
  • relatório do orçamento, demonstrando que cumpriu ou não o projetado para o ano;
  • relatórios de receitas e despesas, com provas documentais;
  • lista de inadimplentes.

Fale sobre os resultados

É importante apresentar os números de forma didática, demonstrando para os condôminos o passo a passo do que foi recebido, como os valores foram gastos e os resultados finais de cada mês. É importante ser muito didático, usar elementos visuais como gráficos, planilhas e se preparar para responder a perguntas. Clareza e transparência são fundamentais.

Converse sobre inadimplência

A inadimplência e seus índices interferem diretamente no custo das taxas condominiais para quem paga em dia. Também impedem o condomínio de fazer melhorias, dificultam o trabalho do síndico e reduzem as chances de implementar novas ideias. Por isso, o percentual de inadimplência deve ser um elemento de destaque na apresentação da prestação de contas do condomínio.

Conscientize os condôminos

A prestação de contas do condomínio não é importante apenas para que o síndico demonstre que seu trabalho é correto. Ela também é um elemento fundamental da saúde financeira do condomínio. Por isso mesmo, aproveitar a assembleia para conscientizar os presentes sobre o uso responsável do dinheiro e como eles podem colaborar com o orçamento é essencial!

O que acontece se as contas não são devidamente prestadas?

A falta de prestação de contas ou reprovação das demonstrações financeiras apresentadas podem causar uma série de problemas para o síndico. Além de ser responsabilizado financeiramente por falhas na gestão, deixar de prestar contas é um dos motivos para a destituição do síndico. Assim, a prestação de contas do condomínio não deve ser negligenciada!

Cuidar da organização financeira é uma das missões de um síndico. A prestação de contas deve ser trabalhada diariamente, com a coleta de informações, lançamentos e acompanhamento. Assim, quando chegar a hora de apresentar os números, será bem mais fácil.

Gostou do artigo? Para receber mais informações valiosas e ficar por dentro das novidades em condomínios e gestão, siga-nos em nossas redes sociais! Estamos no Facebook e também no Instagram!

Receba inovações e boas práticas para a gestão condominial!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.