Conheça os benefícios da portaria inteligente!

A portaria inteligente é uma das principais tendências tecnológicas que são implementadas em condomínios no Brasil e no mundo. Ela traz vários benefícios para esse tipo de estabelecimento e ajuda o síndico a manter a segurança do local e a qualidade de vida dos moradores, além de aumentar o controle das entradas e saídas.

Diferente do que muitos acreditam, esse é um serviço acessível e é viável para condomínios de qualquer porte — sejam pequenos, médios ou grandes. Entretanto, muitos gestores deixam de aproveitar dessa tecnologia pela falta de conhecimento sobre o assunto.

Por isso, trouxemos este artigo que explica o que, exatamente, é a portaria inteligente, como ela funciona no campo prático, quais são as vantagens adquiridas ao implementá-la e como é o serviço oferecido pela Gobatti. Acompanhe!

O que exatamente é uma portaria inteligente?

A portaria inteligente consiste em um sistema de controle de acesso e segurança que é operado remotamente (em uma central de controle) por profissionais experientes e capacitados.

Quando o condomínio implementa o serviço, ele não precisa ter mais profissionais constantemente na portaria, já que a permissão de acesso pode ser feita pelo aplicativo dos condôminos. De qualquer forma, todo o processo pode ser monitorado pelo síndico, por meio de uma plataforma web ou sistema de gestão.

É importante diferenciar essa tecnologia da portaria remota ou virtual. Elas também permitem gestão a distância, mas o trabalho é feito pelos porteiros. A portaria inteligente vai além e traz integrações, funções e inovações que proporcionam mais segurança, governança e economia à atividade.

Como funciona esse tipo de portaria?

Na prática, o condomínio deverá contratar uma empresa que presta esse tipo de serviço. Ela disponibilizará uma tecnologia que será integrada aos equipamentos e sistemas, por meio de uma rede de internet, permitindo que informações sejam trocadas, em tempo real.

O aparato tecnológico que se conecta à portaria inteligente varia, conforme a estrutura do condomínio. Mas, alguns exemplos de equipamentos que fazem parte do serviço são:

  • rede de internet;
  • controle de acesso;
  • sistema de câmeras de segurança;
  • videoporteiro (interfone ligado à câmera);
  • luzes automáticas da portaria e áreas comuns;
  • aplicativo para gerenciar a portaria a distância;
  • registro em nuvem (no servidor de terceiros) do circuito de câmeras.

Cada condômino terá uma tag, que concede a entrada de pessoas no condomínio. Isso traz mais liberdade, controle e independência aos moradores. As permissões de acesso e eventuais ocorrências são registradas, para serem avaliadas pelo síndico, posteriormente.

Quais são os principais benefícios para o condomínio?

O condomínio conquista um grande número de vantagens ao optar pela portaria inteligente. Entenda, abaixo, por que vale a pena investir nessa tecnologia.

Maior economia

Normalmente, um condomínio precisa contratar vários porteiros — para cobrir diferentes turnos e todos os dias da semana. No mais, há o pagamento de vários outros encargos trabalhistas. Além disso, é preciso oferecer um salário mais alto, se o síndico deseja contratar profissionais experientes e capacitados.

O fato de não ser preciso ter um porteiro elimina completamente os gastos com folha de pagamento na portaria. Isso pode gerar uma grande economia na taxa condominial, de 50% e 70%, dependendo do porte do condomínio.

Mesmo que a atividade de portaria seja terceirizada, o condomínio ainda conseguirá uma vantajosa economia para suas contas, pois os custos envolveriam apenas iluminação, água, manutenção e outros colaboradores.

Mais segurança

O acesso de visitantes somente é liberado pelo próprio morador do condomínio, que poderá cadastrar, previamente, pessoas de confiança. Tudo é registrado no sistema da empresa que presta o serviço de portaria inteligente, incluindo vídeo e áudio da câmera de segurança.

O condômino será alertado e poderá verificar, diretamente do seu celular (por meio do aplicativo disponibilizado), quem entrou no condomínio e esteve em sua casa, mesmo quando ele não está no local. Caso algo esteja errado, ele poderá alertar o síndico, para que a situação seja verificada, maximizando a segurança do condomínio.

Facilidade de gestão

O síndico não precisará mais lidar mais com atrasos, faltas, contratações ou substituições de porteiros, podendo se concentrar em outras atividades, como solução de conflitos e gestão dos custos.

Melhor comunicação

Com a portaria inteligente, a comunicação entre os moradores, síndicos, visitantes, entregadores e equipe de segurança se torna mais ágil e fácil. Afinal, ela pode ser feita diretamente pelo aplicativo disponibilizado pela empresa que presta o serviço.

Quais são os serviços oferecidos pela Gobatti?

A Gobatti é uma empresa especializada em fornecer soluções ideais para condomínios de diferentes portes, e tem como pilares: inovação, transparência e flexibilidade. Além disso, ela tem ampla experiência no mercado, pois é responsável por mais de 11 mil moradias.

Um dos serviços oferecidos é a portaria inteligente, que pode ser acessada por sua plataforma web e tem integração com os aplicativos disponibilizados pela Gobatti. Essa solução é completa e almeja trazer segurança, economia e maior controle para todo o condomínio.

Conheça algumas das várias funcionalidades que ela disponibiliza.

Controle de acessos

Faz o registro de quem entra no condomínio com fotos da pessoa ou veículo (incluindo placa).

Cadastros

Os condôminos podem cadastrar um locatário ou visitante, diretamente pelo aplicativo da Gobatti.

Gestão de encomendas

Emite um alerta para os moradores, quando o condomínio recebe uma encomenda em seu nome. Também é registrado o momento que a retirada é feita.

Chegada segura

Os condôminos poderão alertar o porteiro, pelo aplicativo, que estão indo ao condomínio, aumentando a segurança. Também possibilita tomar medidas, caso o indivíduo não apareça dentro do horário previsto.

Registro de turnos

O sistema permite o lançamento de ocorrências importantes que acontecerem no expediente, as quais serão avaliadas pelo síndico, gerente ou zelador.

Reserva de espaço

Permite fazer uma configuração personalizada e cobrança automática para cada unidade. O gerente ou zelador pode agendar limpeza dos espaços, conforme o calendário da plataforma.

Esse último recurso pode ser inteligentemente aproveitado pelo condomínio para evitar a contaminação dos moradores pela COVID-19, já que as faxinas se tornam mais organizadas e melhor planejadas.

A portaria inteligente é o futuro dos condomínios, trazendo mais economia, segurança e melhorando a gestão do local. Entretanto, é importante que os síndicos estejam dispostos a adotar a nova tecnologia e a modernizar a administração feita no local, bem como orientarem os condôminos sobre as vantagens desse tipo de portaria.

Ainda há vários outros recursos que são fornecidos pela Gobatti. Quer saber quais são eles? Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!

Receba inovações e boas práticas para a gestão condominial!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.