Limpeza de condomínio: conheça os 3 principais tipos!

A limpeza de condomínio é um elemento muito importante para que os condôminos consigam verificar fisicamente a qualidade da gestão. Além disso, um ambiente limpo é mais seguro, previne doenças e aumenta a qualidade de vida de todos.

Mas, para que nada escape do cronograma de limpeza é importante se organizar e conhecer as várias faces desta atividade. Para saber mais sobre a limpeza de condomínio, veja, a seguir, os três tipos de atividades e como se organizar para ter tudo sempre limpo!

Por que é importante conhecer os tipos de limpeza predial?

O síndico é o comandante das mais diversas atividades de gestão no condomínio. A conservação predial é uma dessas tarefas, que inclui a limpeza de todas as áreas comuns do condomínio. Assim, para saber o que pedir aos funcionários e o que deverá ser conferido, o síndico precisa entender o básico do processo de limpeza. Para ajudar nessa tarefa, listamos, a seguir, os três tipos de limpeza e o que prestar atenção em cada caso!

Quais são os 3 tipos de limpeza de condomínio?

A limpeza predial pode ser dividida em três trabalhos diferentes, de acordo com a sua intenção. Confira abaixo os tipos de limpeza de condomínio!

1. Limpeza geral

A limpeza geral é parecida com aquela faxina de fim de ano feita nas casas, também é conhecida como faxina pesada. A ideia é que nada escape dessa limpeza: deve-se lavar, tirar o pó, esfregar e limpar cada canto do ambiente, limpar vidros etc. Como se trata de uma higienização mais completa, ela é feita em um intervalo de tempo maior, que pode ser semanal ou quinzenal, dependendo do espaço e da frequência de uso.

2. Limpeza para conservação

A limpeza de condomínio para conservação é aquela feita enquanto a movimentação ocorre. Ela abrange as áreas de circulação e trata de manter tudo limpo para o uso diário. Assim, envolve varrição, passagem de pano ou mop, recolhimento de lixo e organização básica.

3. Limpeza de manutenção

Quem limpa sempre não precisa fazer tanto esforço de limpeza profunda. Pensando nisso, o cronograma do condomínio deve contar com uma frequente limpeza de manutenção. É importante deixar tudo sempre limpo, com passagens diárias ou, até mesmo, mais de uma vez por dia, se houver áreas com grande circulação de pessoas que demandam mais atenção.

O propósito é revisar o ambiente e resolver pequenas sujidades, conforme aparecem, sem deixar acumular. Na limpeza de manutenção, temos as varrições, limpeza de banheiros e arrumação de móveis que possam ter sido deslocados durante o uso.

Como organizar um bom cronograma de limpeza de condomínio?

A chave do sucesso para se ter tudo sempre limpinho é o planejamento. O síndico tem muitas atribuições e não deve contar com a memória para supervisionar os trabalhos de limpeza. Assim, para ser mais eficiente na limpeza de condomínio, o primeiro passo é criar um checklist de rotinas apropriadas para o local.

Na lista de verificação, que será usada por todos envolvidos na limpeza, constarão:

  • os itens que devem ser observados em cada atividade;
  • qual o intervalo de tempo para cada trabalho;
  • os dias e horários para cada tipo de tarefa.

Aqui, vale o bom-senso: se todos os condôminos saem de suas casas aos sábados entre as nove da manhã e meio dia, não vai fazer sentido lavar o hall de entrada neste horário, certo?

Nunca se esqueça de que certas áreas do condomínio, como banheiros e vestiários, são de limpeza diária obrigatória, por uma questão de saúde. Vá listando as prioridades e organizando o trabalho, de acordo com as instalações, funcionários disponíveis e tipo de limpeza que será feito.

Cuidar da supervisão da limpeza de condomínio é um trabalho muito importante. Com organização, o síndico consegue saber, rapidamente, se o serviço está em dia e evita gastar tempo demais nessa atividade. Em caso de dúvida sobre como cuidar da limpeza, é importante contar com o apoio de especialistas no assunto, para avaliar o local e criar um cronograma completo da limpeza de condomínio.

Como funciona a limpeza em seu condomínio? O assunto causa dúvidas? Divida suas experiências com todos, deixando um comentário abaixo!

Receba inovações e boas práticas para a gestão condominial!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.