Agora é lei: Condomínios são autorizados a realizar assembleias virtuais

No último dia 08/03/22, o mercado condominial recebeu uma notícia sensacional! Isso tudo porque a Lei 14.309 foi sancionada. Agora, temos uma lei oficial que permite a realização de assembleias e votações em condomínios de forma eletrônica ou virtual.

Esta lei chegou para ficar, pois, ela regulamenta que se todos os envolvidos tiverem seu direito de voz preservados, a assembleia poderá ser realizada de forma virtual, assim como uma assembleia presencial.

Você deve estar se perguntando, se as assembleias virtuais anteriores a Lei 14.309, foram realizadas de forma irregular. A resposta é não! No início da pandemia, foram sancionadas algumas leis emergenciais, e uma delas foi a Lei 14.010/2020, onde autorizava a realização das assembleias virtuais em condomínios, com prazo determinado ao cenário de pandemia.

E as assembleias de quórum específico, como ficam nesta nova lei?

A melhor parte é que aquelas assembleias que precisavam de 2/3 de participação e votos dos moradores para decisões específicas, poderão ficar abertas por até 90 dias.

Como isso vai funcionar na prática? Os condomínios poderão realizar reuniões parciais, com atas parciais, até que se chegue ao número de votos de moradores necessários para se decidir algo importante. Antes, um proprietário que não mora no condomínio, precisava se locomover até a assembleia presencial para votar.

Gobatti Condomínios atua nas assembleias virtuais

Desde 2019, a Gobatti proporciona aos condomínios parceiros a possibilidade de realizar assembleias virtuais com qualidade e eficiência. Os condomínios administrados pela Gobatti possuem acesso à assembleia virtual direto do seu painel do cliente. Com esta ferramenta, os moradores podem acessar de forma on line, na versão web ou através do App Gobatti Digital.

Bem, de fato essa facilidade transformou o cenário desses condomínios, pois até agora foram mais de 200 assembleias realizadas no formato virtual e híbrido. E tem mais, a participação dos moradores nas assembleias virtuais foi bem aceita, pois muitos não participavam por não estarem disponíveis para uma reunião presencial.

Confira 5 benefícios com a nova lei da Assembleia Virtual

  1. Mais tempo para tomar decisões;
  2. Sem conflitos entre moradores presencialmente;
  3. Maior número de moradores presentes nas assembleias;
  4. Praticidade e conforto para os todos os participantes;
  5. Segurança e transparência com votos eletrônicos.

O que achou dessa nova Lei? Logo abaixo você pode comentar aqui no nosso blog.

Também estamos disponíveis no email condominio@gobatti.com.br

Receba inovações e boas práticas para a gestão condominial!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.