Como a administradora de condomínio se diferencia da autogestão?

Antes de procurar uma administradora de condomínio, a maioria dos condôminos pensa em deixar toda a gestão para a equipe interna.

O trabalho de autogestão envolve dar conta de tudo o que tiver que ser feito, desde os detalhes de separação do lixo até os tributos dos contratos trabalhistas do condomínio. Será que vale a pena?

Para entender mais os benefícios que uma administradora de condomínios pode trazer para a gestão e como ela se diferencia da autogestão, acompanhe o artigo até o final. Separamos informações valiosas sobre o tema!

Como funciona a autogestão?

Na autogestão, o síndico faz tudo sozinho, ou com uma pequena equipe que trabalha apenas no condomínio. Nesse caso, todos os assuntos são organizados e direcionados internamente. A ideia por trás da autogestão é manter o controle do condomínio e reduzir custos. Porém, na prática, isso não acontece.

O mais comum é que a autogestão crie problemas que não existiriam com o auxílio de uma administradora, seja porque o síndico está sobrecarregado ou porque erros evitáveis são cometidos na gestão interna — por falta de controle ou experiência.

O foco do síndico deve ser manter a interlocução com os condôminos, resolver problemas do cotidiano e planejar soluções e melhorias. Se o profissional está sempre cheio de coisas para fazer e urgências para lidar, certamente, o aspecto mais humano da gestão será sacrificado.

Por que a vida é mais simples com uma administradora de condomínio?

Ao contrário do que se costuma pensar, contar com o auxílio de uma administradora não quer dizer que o condomínio perdeu o controle da gestão. Delegar não quer dizer deixar de acompanhar tudo que acontece. Muito pelo contrário: as empresas sérias do ramo investem muito em transparência, flexibilidade e customização dos serviços.

As bases do trabalho de gestão condominial são parecidas nos mais variados portes. Por isso, uma administradora tem o conhecimento técnico e a experiência para aconselhar o síndico e tornar a gestão mais eficiente. Aprenda mais vantagens de contar com uma administradora, a seguir!

Melhor gestão de cobranças

Para ter dinheiro para despesas e investimentos, o condomínio precisa cuidar muito bem dos recebimentos. Quem conta com o apoio de uma administradora ganha muito na otimização de receitas, pois ela faz a cobrança dos condôminos, buscando manter tudo em dia ou, pelo menos, receber mais rápido.

As medidas de cobrança devem seguir um cronograma rigoroso e serem tomadas de forma ágil. Contar com uma administradora ajuda a evitar o acúmulo de diversos meses em atraso, o que pode trazer grandes transtornos para o condomínio. A cobrança feita de forma profissional melhora muito a probabilidade de sucesso de uma negociação extrajudicial, evitando gastos com processos desnecessários.

Apoio na redução de gastos

A administradora de condomínios tem expertise para aconselhar sobre como economizar de verdade. Aplicando metodologias comprovadas, é possível cortar até 25% das despesas. Qual condômino não ficaria feliz com um resultado desses? Dinheiro é um recurso escasso e precisa ser otimizado. Quem usa o trabalho profissional para a gestão economiza mais!

Mais transparência

Ao contratar uma administradora de condomínio, o síndico consegue oferecer mais transparência aos condôminos. As empresas sérias movimentam os valores em uma conta em nome do condomínio, para que cada centavo das movimentações fique registrado.

Além disso, a administradora ajuda a organizar uma prestação de contas eficiente. Já pensou em contar com uma prestação de contas disponível nos primeiros dias do mês seguinte? Com uma boa administradora, isso é a regra!

Organização de documentos da gestão

Além de deixar a prestação de contas sempre em ordem, a administradora de condomínio ajuda o síndico a documentar melhor as assembleias. Com o uso de plataformas de gestão e criação de documentos, é possível ter as atas, prontas e impressas, logo após a conclusão da reunião. Além disso, tudo fica arquivado no sistema, garantindo o acesso de todos e a conservação dos documentos.

Gestão centralizada

O tempo de fazer tudo com planilhas complicadas ou ter uma coisa em cada lugar acabou! Com a tecnologia, as administradoras mais modernas já oferecem aplicativos de gestão integrada. Com isso, o síndico conta com um portal web e aplicativo para acessar as informações importantes, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Com um sistema de gestão, é possível:

  • consultar documentos;
  • acessar boletos;
  • verificar históricos;
  • fazer assembleia online;
  • organizar votações avulsas;
  • conferir os dados de controle de acesso de pessoas e veículos;
  • fazer a gestão de encomendas;
  • organizar a reserva dos espaços de lazer.

Profissionalização

Além de oferecer inúmeras metodologias, sistemas e serviços para otimizar a gestão, uma boa administradora de condomínio é parceira do síndico para garantir a profissionalização de todos os membros da gestão. Por meio da oferta de cursos diversos, o trabalho cumpre as normas técnicas, e o condomínio fica regular perante os órgãos de fiscalização.

Alguns cursos que devem fazer parte de um bom programa de mentoria são:

  • brigada de incêndio;
  • uso correto de EPI’s;
  • capacitação de membros da CIPA;
  • elétrica básica;
  • primeiros socorros;
  • normas técnicas, como a NR6 e NR10.

Redução de erros

A administradora já tem mapeadas todas as necessidades e deveres legais dos condomínios. O trabalho não será feito de uma forma reativa, evitando erros que podem custar caro. Uma gestão profissional trabalha com base em leis, normas técnicas e boas práticas de gestão.

Assim, erros causados por inabilidade são eliminados, reduzindo o tempo gasto com cada ação e zerando o custo do trabalho que precisa ser refeito. Além disso, é possível evitar despesas com multas, reparos e problemas que podem ser resolvidos, antes mesmo de acontecerem.

Para quem é síndico, escolher uma administradora de condomínio é a melhor alternativa para uma gestão mais profissional. Na hora de escolher uma empresa de confiança, é muito importante saber identificar as empresas sérias, competentes e parceiras.

A Gobatti Condomínios se destaca no setor, liderando o ramo na baixada santista. Com um portfólio de clientes de variados perfis e tamanhos, a Gobatti trabalha há mais de 20 anos como parceira dos síndicos, para uma gestão eficiente, personalizada e visando a harmonia e satisfação dos condôminos. Quem busca uma administradora de condomínio responsável e pronta para ouvir vai encontrar na Gobatti a parceria perfeita!

Gostou do artigo? Então, não se esqueça de entrar em contato para conversar sobre soluções específicas para suas necessidades!

Receba inovações e boas práticas para a gestão condominial!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.