Como a administradora de condomínio se diferencia da autogestão?

Antes de procurar uma administradora de condomínio, a maioria dos condôminos pensa em deixar toda a gestão para a equipe interna.

O trabalho de autogestão envolve dar conta de tudo o que tiver que ser feito, desde os detalhes de separação do lixo até os tributos dos contratos trabalhistas do condomínio. Será que vale a pena?

Para entender mais os benefícios que uma administradora de condomínios pode trazer para a gestão e como ela se diferencia da autogestão, acompanhe o artigo até o final. Separamos informações valiosas sobre o tema!

Como funciona a autogestão?

Na autogestão, o síndico faz tudo sozinho, ou com uma pequena equipe que trabalha apenas no condomínio. Nesse caso, todos os assuntos são organizados e direcionados internamente. A ideia por trás da autogestão é manter o controle do condomínio e reduzir custos. Porém, na prática, isso não acontece.

O mais comum é que a autogestão crie problemas que não existiriam com o auxílio de uma administradora, seja porque o síndico está sobrecarregado ou porque erros evitáveis são cometidos na gestão interna — por falta de controle ou experiência.

O foco do síndico deve ser manter a interlocução com os condôminos, resolver problemas do cotidiano e planejar soluções e melhorias. Se o profissional está sempre cheio de coisas para fazer e urgências para lidar, certamente, o aspecto mais humano da gestão será sacrificado.

Por que a vida é mais simples com uma administradora de condomínio?

Ao contrário do que se costuma pensar, contar com o auxílio de uma administradora não quer dizer que o condomínio perdeu o controle da gestão. Delegar não quer dizer deixar de acompanhar tudo que acontece. Muito pelo contrário: as empresas sérias do ramo investem muito em transparência, flexibilidade e customização dos serviços.

As bases do trabalho de gestão condominial são parecidas nos mais variados portes. Por isso, uma administradora tem o conhecimento técnico e a experiência para aconselhar o síndico e tornar a gestão mais eficiente. Aprenda mais vantagens de contar com uma administradora, a seguir!

Melhor gestão de cobranças

Para ter dinheiro para despesas e investimentos, o condomínio precisa cuidar muito bem dos recebimentos. Quem conta com o apoio de uma administradora ganha muito na otimização de receitas, pois ela faz a cobrança dos condôminos, buscando manter tudo em dia ou, pelo menos, receber mais rápido.

As medidas de cobrança devem seguir um cronograma rigoroso e serem tomadas de forma ágil. Contar com uma administradora ajuda a evitar o acúmulo de diversos meses em atraso, o que pode trazer grandes transtornos para o condomínio. A cobrança feita de forma profissional melhora muito a probabilidade de sucesso de uma negociação extrajudicial, evitando gastos com processos desnecessários.

Apoio na redução de gastos

A administradora de condomínios tem expertise para aconselhar sobre como economizar de verdade. Aplicando metodologias comprovadas, é possível cortar até 25% das despesas. Qual condômino não ficaria feliz com um resultado desses? Dinheiro é um recurso escasso e precisa ser otimizado. Quem usa o trabalho profissional para a gestão economiza mais!

Mais transparência

Ao contratar uma administradora de condomínio, o síndico consegue oferecer mais transparência aos condôminos. As empresas sérias movimentam os valores em uma conta em nome do condomínio, para que cada centavo das movimentações fique registrado.

Além disso, a administradora ajuda a organizar uma prestação de contas eficiente. Já pensou em contar com uma prestação de contas disponível nos primeiros dias do mês seguinte? Com uma boa administradora, isso é a regra!

Organização de documentos da gestão

Além de deixar a prestação de contas sempre em ordem, a administradora de condomínio ajuda o síndico a documentar melhor as assembleias. Com o uso de plataformas de gestão e criação de documentos, é possível ter as atas, prontas e impressas, logo após a conclusão da reunião. Além disso, tudo fica arquivado no sistema, garantindo o acesso de todos e a conservação dos documentos.

Gestão centralizada

O tempo de fazer tudo com planilhas complicadas ou ter uma coisa em cada lugar acabou! Com a tecnologia, as administradoras mais modernas já oferecem aplicativos de gestão integrada. Com isso, o síndico conta com um portal web e aplicativo para acessar as informações importantes, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Com um sistema de gestão, é possível:

  • consultar documentos;
  • acessar boletos;
  • verificar históricos;
  • fazer assembleia online;
  • organizar votações avulsas;
  • conferir os dados de controle de acesso de pessoas e veículos;
  • fazer a gestão de encomendas;
  • organizar a reserva dos espaços de lazer.

Profissionalização

Além de oferecer inúmeras metodologias, sistemas e serviços para otimizar a gestão, uma boa administradora de condomínio é parceira do síndico para garantir a profissionalização de todos os membros da gestão. Por meio da oferta de cursos diversos, o trabalho cumpre as normas técnicas, e o condomínio fica regular perante os órgãos de fiscalização.

Alguns cursos que devem fazer parte de um bom programa de mentoria são:

  • brigada de incêndio;
  • uso correto de EPI’s;
  • capacitação de membros da CIPA;
  • elétrica básica;
  • primeiros socorros;
  • normas técnicas, como a NR6 e NR10.

Redução de erros

A administradora já tem mapeadas todas as necessidades e deveres legais dos condomínios. O trabalho não será feito de uma forma reativa, evitando erros que podem custar caro. Uma gestão profissional trabalha com base em leis, normas técnicas e boas práticas de gestão.

Assim, erros causados por inabilidade são eliminados, reduzindo o tempo gasto com cada ação e zerando o custo do trabalho que precisa ser refeito. Além disso, é possível evitar despesas com multas, reparos e problemas que podem ser resolvidos, antes mesmo de acontecerem.

Para quem é síndico, escolher uma administradora de condomínio é a melhor alternativa para uma gestão mais profissional. Na hora de escolher uma empresa de confiança, é muito importante saber identificar as empresas sérias, competentes e parceiras.

A Gobatti Condomínios se destaca no setor, liderando o ramo na baixada santista. Com um portfólio de clientes de variados perfis e tamanhos, a Gobatti trabalha há mais de 20 anos como parceira dos síndicos, para uma gestão eficiente, personalizada e visando a harmonia e satisfação dos condôminos. Quem busca uma administradora de condomínio responsável e pronta para ouvir vai encontrar na Gobatti a parceria perfeita!

Gostou do artigo? Então, não se esqueça de entrar em contato para conversar sobre soluções específicas para suas necessidades!

Receba inovações e boas práticas para a gestão condominial!

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

11 Comentários

  1. Amazing! Its really amazing article, I have got much clear idea concerning from this article. Aili Falito Dinnie

  2. If you desire to take much from this article then you have to apply such techniques to your won website. Gabriellia Bradan Nine

  3. You made some good points there. I did a search on the issue and found most guys will approve with your site. Theresa Brendis Sloatman

  4. Wonderful article! We are linking to this great article on our site. Gerianna Mozes Stoll

  5. At this moment I am ready to do my breakfast, later than having my breakfast coming over again to read further news. Guillemette Gayelord Gonta

  6. Really enjoyed this blog article. Many thanks! Really Cool. Blanche Sergio Nonie

  7. Really nice pattern and superb content , practically nothing else we want : D. Odilia Michail MacRae

  8. Takipçi satın almak için tıklayın. Hemen tıklayın ve takipçi satın al
    sayfamızdan takipçi satın alın.

  9. Regards for all your efforts that you have put in this. very interesting info . Diann Frank Cathrine

  10. Definitely, what a great blog and revealing posts, I definitely will bookmark your site. Best Regards! Queenie Lothario Georgeta

  11. Information provided is very useful and clear to understand. Start new section for users questions and bit coin prediction. Bellanca Efrem Wisnicki

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.